30 junho 2009

Não Deixe A Sua Felicidade Nas Mãos De Ninguém

Recebi este texto pela internet com autoria desconhecida. Estou coloco-o aqui para profunda reflexão.

Durante um seminário para casais, perguntaram a uma das esposas: - 'Seu marido a faz feliz? Ele a faz feliz de verdade?'

Neste momento, o marido levantou seu pescoço,demonstrando total segurança.

Ele sabia que a sua esposa diria que sim, pois ela jamais havia reclamado de algo durante o casamento.

Todavia, sua esposa respondeu a pergunta com um sonoro 'NÃO', daqueles bem redondos!

- 'Não, o meu marido não me faz feliz'! (Neste momento o marido já procurava a porta de saída mais próxima).

- 'Meu marido nunca me fez feliz e não me faz feliz! Eu sou feliz'. E continuou:

- 'O fato de eu ser feliz ou não, não depende dele; e sim de mim. Eu sou a única pessoa da qual depende a minha felicidade. Eu determino ser feliz em cada situação e em cada momento da minha vida, pois se a minha felicidade dependesse de alguma pessoa, coisa ou circunstância sobre a face da Terra, eu estaria com sérios problemas. Tudo o que existe nesta vida muda constantemente: o ser humano, as riquezas, o meu corpo, o clima, o meu chefe, os prazeres, os amigos, minha saúde física e mental.

E assim eu poderia citar uma lista interminável. Eu decido ser feliz! Se tenho hoje minha casa vazia ou cheia: sou feliz! Se vou sair acompanhada ou sozinha: sou feliz! Se meu emprego é bem remunerado ou não: eu sou feliz! Sou casada mas era feliz quando estava solteira. Eu sou feliz por mim mesma. As demais coisas,
pessoas, momentos ou situações eu chamo de 'experiências que podem ou não me proporcionar momentos de alegria e tristeza.

Quando alguém que eu amo morre eu sou uma pessoa feliz num momento inevitável de tristeza. Aprendo com as experiências passageiras e vivo as que são eternas como amar, perdoar, ajudar, compreender, aceitar, consolar. Há pessoas que dizem: hoje não posso ser feliz porque estou doente, porque não tenho dinheiro, porque faz muito calor, porque alguém me insultou, porque alguém deixou de me amar, porque eu não soube me dar valor, porque meu marido não é como eu esperava, porque meus filhos não me fazem felizes, porque meus amigos não me fazem felizes, porque meu emprego é medíocre e por aí vai.

Eu amo meu marido e me sinto amada por ele desde que nos casamos. Amo a vida que tenho mas não porque minha vida é mais fácil do que a dos outros. É porque eu decidi ser feliz como indivíduo e me responsabilizo por minha felicidade. Quando eu tiro essa obrigação do meu marido e de qualquer outra pessoa, deixo-os livres do peso de me carregar nos ombros. A vida de todos fica muito mais leve. E é dessa forma que consegui um casamento bem sucedido ao longo de tantos anos'.

Nunca deixe nas mãos de ninguém uma responsabilidade tão grande quanto a de assumir e promover sua felicidade.

SEJA FELIZ, mesmo que faça calor, mesmo que esteja doente, mesmo que não tenha dinheiro, mesmo que alguém o tenha machucado, magoado, mesmo que alguém não o ame ou não lhe dê o devido valor.

14 março 2009

"Não Matarás..."

"Jovem evangélico confessa ter assassinado ex-namorada com chumbinho..."


Acusado de assassinar a ex-namorada na sexta-feira passada, em Vila Kennedy, Wallace Lopes Lima, de 20 anos, admitiu, nesta quarta-feira, ter cometido o crime.Ele havia se apresentado na 34ª DP (Bangu) na noite de terça-feira, depois de negociação entre a polícia e a família do jovem.Wallace confessou ter colocado chumbinho na comida de Lorrayne Amaral dos Santos Vitorino, de 16 anos, e depois dado a ela um comprimido de Rivotril, medicamento para depressão. Segundo a polícia, Wallace teria encontrado o remédio dentro do ônibus e, desde então, também estava tomando o tranquilizante.Ainda de acordo com a polícia, o jovem, que faz estágio no Ministério Público e se diz evangélico, escondeu o corpo da adolescente durante quase dois dias na laje de sua casa, na Estrada Sargento Miguel Filho, em Vila Kennedy. O crime foi descoberto na manhã de segunda-feira pela tia do rapaz, que o surpreendeu transportando o cadáver em um carrinho de mão. Ao acionar os policiais, o rapaz fugiu. Ele ficou na casa de amigos até se entregar, na terça-feira.De acordo com a polícia, o casal havia terminado um relacionamento de três anos há poucas semanas. Wallace responderá por homicídio qualificado e ocultação de cadáver.- A gente não sabe se por efeito do remédio ele perdeu a consciência dos fatos. Será feito um exame toxicológico para verificar vestígios do medicamento - esclareceu o delegado João Luiz Costa.
Opinião
Agora pensem... A menina tinha 16 anos, mas tinha 3 de namoro, ou seja, quando ela começou a namorar, tinha 13. Ele tem 20 anos, quando começou a namorar, tinha 17.13 anos com 17?!?! Não seria um tanto quanto, imaturo? Esse caso não lembra algo que aconteceu no Brasil a cerca de 3 ou 4 meses atrás?E agora vem dizer que é evangélico? Será que ele esqueceu do mandamento que Deus nos revelou? Inaceitável...Um abraço

13 março 2009



Na bíblia está escrito: "Não vos enganeis,Deus não se deixa escarnecer,tudo o que o homem semear também ceifará"

Eis alguns exemplos:

John Lennon: Alguns anos depois de ter dado uma entrevista a uma revista americana ele disse:"O cristianismo vai acabar,desaparecer.Eu não preciso discutir sobre isso,eu sei.Jesus era bom mas o seu ensinamento muito simples.Hoje nós somos mais populares que Jesus Cristo (1966)" Depois de ter dito isto Lennon foi assassinado com 5 tiros pelo seu próprio fã.

Tancredo Neves: Numa campanha presidencial disse que se tivesse 500 votos do seu partido(PDS), nem Deus o tiraria da presidência da republica.Os votos ele conseguiu mas o trono foi-lhe tirado um dia antes de tomar posse.

Brizola: No ano de 1990, quando houve outra campanha presidencial, disse que aceitava até o apoio do demonio para se tornar presidente.A campanha quando acabou, deu Collor como presidente e Brizola nem em 2º lugar ficou.

Cazuza:Num concerto no canecão (Rio de Janeiro) deu uma passa num cigarro de maconha, mandou o fumo para o ar e disse:"Deus,esta é para ti". Todos sabem como ele morreu.

Continua...
Não tenho fé suficiente para ser ateu


O ateísmo é um movimento que tem crescido nas últimas décadas, segundo o IBGE. Tal movimento se divide em ateus práticos (não apresentam nenhum tipo de religiosidade), ateus teóricos (se preparam filosoficamente), e os ateus militantes (propagam a “fé” ateia).

A afirmação de que não existem evidências científicas para se provar a existência de Deus, tem se tornado o argumento mais freqüente dos ateus, porém, esses deveriam saber que, semelhantemente, não existem provas científicas para a não existência de Deus. Todas as evidências científicas apontam para a existência de um Criador. Por isso, tantos cientistas na atualidade têm abandonado o ateísmo para se converterem a Cristo e adotarem o Criacionismo.

O ateísmo afirma que Deus não pode ser observado espitemologicamente, portanto não faz parte da ciência. Tal afirmação é falha, porque a Ciência nunca negou a existência de Deus. Na verdade, os cientistas decidiram deliberadamente nunca estudar a questão DEUS! Os cientistas simplesmente decidiram não tratar de tal assunto. Agora, decidir não estudar sobre uma pessoa é uma coisa, e afirmar que tal pessoa (que nunca foi estudada) não existe é outra totalmente diferente.

O ateísmo afirma que a religião é má e responsável pela morte de milhões de pessoas na história. Tal argumento pode, em parte, ser verdadeiro. Porém, se partirmos desse pressuposto, iremos observar que o ateísmo foi responsável por um número de mortes muito maior que a religião, a exemplo da China ateísta, ou da Coréia do Norte, ou da antiga URSS, ou ainda através de Lênin, Stalin etc., que foram responsáveis, juntos, pela morte de mais de 100.000.000 de pessoas no mundo, através da história.

Então, onde está Deus? Diante de tal pressuposto os ateus ironizam acerca da existência de Deus, já que O mesmo não pode ser visto fisicamente.

Utilizando-nos da mesma falácia, podemos concluir que um ateu não raciocina, pois não podemos ver fisicamente o seu raciocínio. Um ateu não tem inteligência, pois não podemos ver fisicamente a sua inteligência. Um ateu não tem amor, pois não podemos ver fisicamente o seu amor. Um ateu não tem sentimentos, pois não podemos ver fisicamente os sentimentos. Na verdade, utilizando-nos da mesma falácia, podemos até dizer que um ateu nem tem cérebro, pois não podemos enxergar o seu cérebro, e muito menos a sua capacidade de pensar. Já que não podemos ver essas coisas fisicamente, poderíamos dizer que um ateu é simplesmente um corpo físico que anda vagando, sem cérebro, sem capacidade de pensar, sentir e amar, sem inteligência e sem raciocínio. Seguindo a mesma falácia, utilizada pelos ateus, podemos dizer que um ateu é simplesmente um corpo físico vazio, oco, sem nada por dentro.

Por fim, lembro-me de Nietzsche, que disse: “Se realmente existe um Deus vivo, sou o mais miserável dos homens”. E realmente o foi.
Blog de Beréia

02 março 2009

OS FAMOSOS E AS DROGAS

OS FAMOSOS E AS DROGAS

1966 - O cantor Nelson Gonçalves foi preso com cocaína e acusado de tráfico. Segundo Nelson, a denúncia partira de um traficante que lhe vendia a droga. Foi mandado para o Presídio Tiradentes, em São Paulo, onde permaneceu 2 meses. No julgamento, o cantor acabou absolvido.

1968 - John Lennon e Yoko Ono foram presos em Londres (Inglaterra) por porte de drogas.

1970 - O artista plástico Antônio Peticov foi preso por porte e tráfico de LSD.

1976 - Numa excursão dos Doces Barbáros a Florianópolis, Gilberto Gil foi preso com uma pequena quantidade de maconha. Acabou recolhido à cadeia pública e, ao admitir que era usuário, foi obrigado a se internar num sanatório. No mesmo ano, Rita Lee foi apanhada com maconha e pegou um ano de prisão domiciliar.


Elis Regina

1982 - A cantora Elis Regina foi encontrada morta em seu apartamento, depois de ter ingerido uma dose excessiva de álcool e cocaína. Ela tinha 36 anos.

1986 - Arnaldo Antunes foi condenado por tráfico de heroína e pegou três anos de prisão domiciliar; Tony Bellotto foi condenado a seis meses por porte da droga e cumpre a pena em liberdade.

1988 - Lobão cumpriu em liberdade os nove meses de prisão a que foi condenado por porte de maconha e cocaína.

1990 - A modelo Adriana de Oliveira morreu por ingestão de cocaína, álcool, maconha e tranquilizante, aos 20 anos. No mesmo ano, o cantor e compositor Djavan foi apanhado no Rio de Janeiro com um cigarro de maconha no bolso.

1996 - O ex-centroavante Reinaldo, do Atlético Mineiro e da Seleção Brasileira, foi acusado de participar de tráfico de drogas. O jogador confessou que era consumidor, mas apenas havia emprestado seu carro a um amigo que portava cocaína.

1997 - Depois de um show em Brasília, os integrantes do grupo Planet Hemp foram presos por apologia ao uso de drogas. Passam 12 dias na cadeia.

1997 - A picape S-10 do ator Marcelo Faria foi parada pela polícia na Avenida Atlântica, em Copacabana, Rio de Janeiro. Depois de discutir com os policiais, Marcelo foi preso por desacato à autoridade. Segundo a PM, foram encontradas 5 gramas de maconha em seu carro e no bolso do amigo que o acompanhava.

1997 - Revistado por policiais às 5h30 da manhã, também em Copacabana, o ator Jonas Torres estava com 17 gramas de maconha. Autuado por uso de drogas, ele pagou a fiança e foi solto.

1998 - Rafael Ilha, ex-integrante do grupo Polegar, foi preso depois de ter roubado um vale-transporte e 1 real de uma moça em São Paulo. O dinheiro seria utilizado para a compra de crack. Dois anos mais tarde, foi preso com dois papelotes de cocaína. Em setembro de 2007, foi detido mais uma vez, agora por perseguir um ex-interno de sua clínica de reabilitação para dependentes químicos. Rafael foi mais uma vez para a cadeia em 1º de julho de 2008, acusado de tentativa de sequestro.

2002 - Uma gravação feita pela polícia do Rio de Janeiro colocou o cantor Belo em maus lençóis. Nela, está registrada uma suposta conversa entre o Valdir Ferreira e o ex-integrante do grupo Soweto. O sujeito em questão comanda o tráfico de drogas no Complexo do Jacarezinho. O pagodeiro negou veementemente ser a pessoa ao telefone com o traficante.

2003 - Sander Ewerton Mecca, um dos integrantes da banda Twister, foi preso em um bar de São Paulo (SP). Ele estava com uma cigarreira com dez micropontos de LSD, oito comprimidos de ectasy e um papelote de cocaína. O cantor alegou que a droga era para consumo próprio, mas os policiais afirmaram que ele estava vendendo os produtos.

2004 - O ator Marcello Anthony foi detido ao ser flagrado comprando 100 gramas de maconha em frente a um hotel em Porto Alegre (RS). Marcelo passou 12 horas preso e foi solto por decisão do juiz, que entendeu que ele comprava a droga, mas não a traficava.
A polícia resolveu dar uma vistoria no carro do cantor Art Garfunkel, que foi parado por dirigir em alta velocidade. Acabaram encontrando na busca um cigarro de maconha.


Whitney Houston

2005 - A cantora norte-americana Whitney Houston se internou pela segunda vez em uma clínica de Nova York (EUA) para se tratar contra o vício em drogas. Um ano antes ela havia concluído um tratamento similar. Whitney admitiu ser viciada em uma entrevista dada à rede de televisão ABC em 2002. Na época, disse estar usando o poder da oração para superar o vício.

Macaulay Culkin foi condenado a um ano de cadeia por posse de drogas. Em setembro de 2004, a polícia o flagrou com 10 gramas de maconha e pacotes de Xanax, um remédio para tratar depressão e síndrome do pânico. Além da pena, o ator foi multado em 540 dólares.
A polícia flagrou Victor Eward Willis, cantor da banda Village People, portando cocaína e uma pistola calibre 35. Quando interpelado, o músico mentiu sobre sua identidade e endereço. Ainda estava com a carteira de motorista vencida.
Um fotógrafo flagrou Kate Moss usando cocaína durante uma sessão de fotos em Londres (Inglaterra). A modelo teve que pedir desculpas públicas à grife de alta costura Hennes & Mauritz, para quem estava trabalhando. Ela havia sido contratada para estrelar a campanha de inverno da marca.
Dois traficantes, em depoimento à polícia, disseram ter recebido dinheiro do ator Alexandre Frota por uma “encomenda”. Além disso, o acusaram de ser o intermediário para venda de drogas para artistas que moravam em flats na região dos Jardins, em São Paulo (SP).

2006 - O cantor George Michael foi encontrado deitado sobre o volante de seu carro no centro de Londres (Inglaterra). As autoridades o prenderam por suspeita de uso de drogas como maconha, tranquilizantes e analgésicos.
O ator Haley Joel Osment, então com 18 anos, foi condenado, no dia 19 de outubro, a pagar uma multa de 1500 dólares e a passar por um processo de reabilitação contra o alcoolismo depois de ser pego dirigindo bêbado e com maconha em seu carro. O ator ficou famoso com o filme “O Sexto Sentido”, quando interpretou um garoto que dizia ver gente morta.

2007 - O jornal norte-americano News of the World publicou em maio uma foto da atriz Lindsay Lohan cheirando cocaína no banheiro de uma boate em Hollywood. A atriz havia se internado em uma clínica de reabilitação dois meses antes, para tratar uma suposta dependência alcoólica. Amigos de Lindsay dizem que a atriz já chegou a cheirar 20 “carreiras” em uma noite.
O integrante do grupo mexicano RDB Christian Chávez, que assumiu ser homessexual em março desse ano, foi preso no dia 7 de agosto em Nova York (Estados Unidos) com um cigarro de maconha em sua mochila. O músico disse, em um comunicado no site oficial do grupo, que lhe ofereceram um cigarro de maconha na cidade, mas que ele não consumiu, apenas segurou. Se Christian não se envolver em mais problemas com a justiça dos Estados Unidos até maio de 2008 a acusação será retirada.

2008 - A atriz Tatum O’Neal foi presa em flagrante no dia 1 de junho de 2008 comprando crack em Nova York. Ela foi surpreendida por policiais quando entregava o dinheiro para o traficante. Tatum ficou conhecida em 1973, aos 10 anos, pelo seu papel no filme “Lua de Papel”, que lhe rendeu um Oscar. Até hoje, ela é a atriz mais jovem a receber a estatueta.
Baixe músicas gospel grátis!!!

21 fevereiro 2009

Como você tem reagido às promessas de Deus?
Ref:. I Reis 11.28-


A Palavra de Deus diz que Jeroboão era um homem valente. A tribo de José era conhecida por uma tribo de pessoas valentes, prósperas, bem sucedidas – imagine ser colocado sobre o forte de uma família com essa fama!
Quando Deus faz uma promessa sobre a vida de um homem, Deus unge e capacita aquela pessoa, para que a mesma potencialize seus dons naturais.
Jeroboão antes mesmo de receber a promessa, já tinha dons naturais e Salomão viu isso em Jeroboão, viu que ele se destacava diante dos outros e Jeroboão acabou por indo trabalhar no palácio do rei.
No versículo 29, ele se encontra com o profeta. É muito bom quando encontramos com o profeta e recebemos uma profecia boa, e no caso de Jeroboão, foi uma promessa tremenda!
No versículo 37, o profeta diz: E te tomarei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma; e serás rei sobre Israel. Que promessa! Reinará sobre tudo o que desejares.
Na verdade todo homem que é trabalhador, recebe promessas de Deus. Promessas são para pessoas que estão na luta, mesmo diante das dificuldades estão caminhando. O que fez Jeroboão sobressair, foi sua valentia e seu esforço.
Se você é valente e trabalhador, as promessas de Deus são pra você.
Quando Deus faz promessas para a vida de um homem, é preciso observar como ele reage diante desta promessa.
Foi assim com Davi – pra alcançar as promessas, ele enfrentou gigantes.
Deus quer continuar tendo o Senhorio em nossas vidas, independente da circunstância - seja ela turbulenta ou mesmo quando não está acontecendo nada... Em toda situação.
Davi fazia salmos por detrás das malhadas e também quando estava enfrentando dificuldades.
Você tem enfrentando gigantes? Então se alegre, pois eles comprovam que você está no lugar certo. Na terra prometida havia gigantes.
Quando um homem recebe uma promessa, ele recebe também uma unção.
No versículo 38 diz: E há de ser que, se ouvires tudo o que eu te mandar, e andares pelos meus caminhos, e fizeres o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa firme, como edifiquei a Davi, e te darei Israel.
Repare que sempre quando Deus promete algo a um filho, vem junto princípios e determinações, para que ele cumpra.
Davi até hoje é considerado um dos maiores reis de Israel, e Deus diz a Jeroboão que faria igual a Jeroboão, como fez com Davi – Imagine!
Podem haver promessas sobre sua vida – e eu quero lhe dizer que coisas grandes irão acontecer com você e mais, Deus nunca erra o alvo das suas promessas.
Talvez você não se sinta capaz e até ache que o que Deus está falando não é pra você – lembre-se: Deus nunca erra o alvo. Se Deus te chamou, Ele irá te capacitar, forjar o seu caráter, te dando ferramentas adequadas e tirando você de perto das pessoas erradas.
Foi assim na vida de Jeroboão, só que ele não soube guardar o que Deus prometeu.
Iº Passo: Nunca saia do lugar da promessa
Diante da perseguição, nós decidimos o que vamos fazer. Davi nunca abandonou o lugar da promessa, mesmo sendo perseguido. Isto é um dos princípios que devemos seguir – não sair do lugar da promessa!
Salomão começou a perseguir a Jeroboão e na primeira perseguição, Jeroboão fugiu para o pior lugar que alguém poderia ir – o Egito.
Para onde você tem ido no meio das perseguições? Tem voltado as práticas antigas ou tem ido se ajoelhar no seu quarto?
Pense comigo – tire o contexto que Deus tinha um propósito para José! O Egito aproveitou todo o talento de José, inteligência, dom para interpretar sonhos, mas quando ele morreu o que aconteceu? O Egito escravizou Israel! O Egito só quer aproveitar as nossas habilidades naturais e depois nos jogar no buraco.
Quando fugimos para o lugar errado, não há como prosperar.
O local onde estamos plantados, tem relação com os frutos que estamos dando. Se você não tem dado bons frutos, talvez você esteja no lugar errado.
Pense em Elvis Presley – criado na igreja, ele achou que poderia se dar bem no Egito e o mundo tirou o melhor que ele tinha, até que ele ficasse em bagaço e ele morreu viciado em remédios e outras coisas.
IIºpasso: Não perca a confiança em Deus
Jeroboão ficou com 10 tribos de Judá, mas seu coração estava contaminado pelas coisas do Egito. Quando ele viu que Roboão assumiria o reino de Israel, teve medo, pois sabia que o povo de Judá subiria a Jerusalém para adorar ao Senhor.
Jeroboão teve medo de perder o reino – ele não confiou nas promessas do Senhor e teve uma idéia que o destruiu; criou altares para que o povo sacrificasse a Deus em Judá.
IIIº Passo: Não ofereça a Deus adoração fácil!
Jeroboão, estava oferecendo para o povo uma adoração que não lhes custava nada! E esta adoração, Deus não aceita, porque ele nos devolve muito mais!
Abraão ofereceu Isaque e Deus devolveu uma nação inteira! Deus nos devolve o sacrifício potencializado.
E Jeroboão construiu 2 bezerros de ouro, para que o povo adorasse ali e não subisse a Israel para adorar ao Senhor.
Deus retirou de Jeroboão a promessa , e ele ouviu isso da boca do profeta, porque não soube ser fiel.
O final da vida dele foi triste e o oposto do que Deus tinha para ele. Jeroboão levou todo o povo a idolatria e morreu sem nenhuma tribo.
A razão dos nossos problemas se encontra em como administramos o que o Senhor nos dá, a como temos dado, com as circunstâncias diante das crises, dos ataques, das perseguições, das seduções do mundo e seus apelos.
O diabo sabe que Deus tem promessas pra nós e ele luta dia após dia, para roubar essa promessa.
José não se rendeu aos apelos do Egito – Ele tinha tudo aos seus pés. Poderia ter traído Potifar com a mulher dele; mas preferiu ser preso, perseverou e um dia lembraram dele no calabouço!
Deus faz isso – tira o sono do Faraó para nos abençoar, ele fez isso com José.
Deus é capaz de parar o sol, para fazer a promessa se cumprir na nossa vida, e você o que é capaz de fazer para que ela se cumpra? O que você é capaz de sacrificar? Até quando você é capaz de perseverar?

16 janeiro 2009

Eu Sou Jesus Cristo

Eu te amo muito... muito mesmo. Você é muito importante para mim.
Você corre, almoça,
trabalha... você pensa em tudo, menos em mim.
Você grita, você chora, você para,
você ama..., você sorri, mas... nunca me chama.
Você se entristece, depois de acalma... e não me
agradece.
Você caminha, sobe escada, desce escada, e, nem sequer se preocupa.
Você tem tudo e não me dá nada.
Você desperdiça seu tempo, seu dinheiro e não me dá uma palavra.
Você sente amor, ódio, nojo, sente tudo... menos a minha presença.
Você olha, você toca, você sente, você tem sentidos perfeitos... mas nunca os usa por mim.
Você estuda e não me entende, ganha e não me ajuda, canta e não me alegra.
Você explora o fato de ser detestado por alguém, mas... nunca abriu a boca para dizer a alguém que me ama.
Você é tão inteligente e não sabe nada de mim.
Você reclama dos maus tratos, mas não valoriza o que eu faço por você.
Se esta triste nem sequer pensa em mim, e se pensa é apenas para me culpar.
Você não entende que eu sofro por você? Se está feliz não me participa e não conhece a mim que te considero muito.
Se você não subiu na vida, se é bem menos importante para a sociedade, descarrega em mim toda a sua ignorância camuflada, toda a sua ira, mas... se você é importante pisa nos menos favorecidos e se esquece que eu te amo tanto.
Você não tem tempo para nada, nem para pensar em mim.
Você quebra tantos galhos para seus amigos, mas não tira um espinho da minha testa.
Você reclama da vida, mas não sabe que a minha é triste por sua causa.
Você entende todas as transações do mundo, mas... não entende a minha mensagem.
Você abaixa os olhos quando um superior grita com você, e não levanta este mesmo olhar quando lhe falo de
amor.
Você faz tudo que os outros ordenam, mas não faz o que eu lhe peço com humildade.
Você fala mau das pessoas, mas se esquece que eu conheço toda a sua vida.
Você enfrenta muitos obstáculos da vida, você é forte, mas... que pena, embora não admita, sei que tem medo de mim.
Você defende seu time de futebol, seu ator predileto, aquela pessoa que você acha linda, suas convicções... e, não defende a mim perante seus
amigos.
Você não sente vergonha de se despir perante alguém, mas... tem vergonha de tirar a máscara diante de mim.
Você corre com seu carro, mas... não corre para os meus braços. Às vezes, eu já notei isso: você fala que eu fiz não sei o quê... mas nunca me deu chance de falar o que você faz.
Você é um corpo no mundo, e, eu um mundo em seu corpo.
Eu sou alguém que todos os dias bate à sua porta e diz: “Tem lugar para mim na sua
vida? em sua casa? Em seu coração?”
Eu estou presente nestas linhas que você por curiosidade, começou a ler Quem sou eu???

EU SOU
JESUS CRISTO

Quero simplesmente que você me aceite como amigo, e me confesse não apenas como
Senhor, mas principalmente, como Salvador de sua alma...

"Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo". (Romanos 10:9).

10 dezembro 2008

O Fracasso Não é Derrota, a Não Ser Que Você o Permita

Todos nós já tivemos fracassos em alguma época da vida. De fato, quanto mais enfrentamos os riscos de uma nova experiência, de um novo conceito, maior é a probabilidade de fracassarmos, ao menos em curto prazo.

Não é fácil ser bem sucedido quando experimentamos, pela primeira vez, algo novo e ambicioso e, se tivermos medo de fracassar, teremos medo de correr riscos. Se nunca arriscarmos algo novo, ficaremos estagnados. O crescimento requer uma disponibilidade de correr o risco do fracasso e da derrota. Se, quando bebês, tivéssemos medo de falhar, poucos de nós teriam aprendido a andar e a falar! Para aprender a andar tivemos que cair algumas vezes, arranhar os joelhos e machucar o rosto. Para ter sucesso — para nos tornarmos vitoriosos — devemos correr o risco do fracasso. Mas a lição importante é esta: o fracasso não é derrota, a não ser que você o permita.

No processo de invenção da lâmpada elétrica, Thomas Edison tentou e falhou muitas vezes! Conta-se que alguém perguntou a Edison se ele, desanimado por todos os seus fracassos, não pensou em desistir. E ele respondeu: “Aqueles foram passos do caminho. Em cada tentativa, eu encontrava um modo de não criar a lâmpada elétrica. Eu estava sempre disposto a aprender, mesmo através dos meus erros”.

Em outras palavras, apesar de Edison nem sempre ter sido bem sucedido, ele nunca engoliu a derrota. Edison provou o fracasso muitas vezes, mas não o engoliu.

Engolir um fracasso é acreditar que, por ter fracassado, você é um fracasso. Há uma diferença crucial entre dizer “fracassei” e “sou um fracasso”. Quando um projeto não sai conforme o esperado, podemos dizer “falhei na minha tentativa”. Podemos até dizer, “eu poderia ter feito melhor do que fiz”. Mas, engolir uma derrota quer dizer “falhei, portanto sou um fracasso” ou “como não fiz direito, não sou capaz de fazer.” Engolir uma derrota é acreditar que somos os nossos acertos ou nossos fracassos.

Se engolirmos uma derrota, a partir daquele momento, a nossa habilidade para funcionar efetivamente fica comprometida. Todos os grandes líderes, todos os grandes atletas, todos os grandes exploradores, pensadores, inventores, empresários, cometeram erros, experimentaram fracassos. Entretanto, eles se tornaram grandes porque não se culparam pelas suas falhas, ao contrário, usaram os seus erros como lições para melhorar o seu desempenho.

Sabiam que o fracasso era apenas momentâneo e que não significava, necessariamente, uma derrota. Recusaram-se a engolir a amargura do fracasso e se empenharam na luta pela doçura do sucesso.

Grandes realizações são, freqüentemente, tentadas, mas raramente alcançadas. O que é interessante (e estimulante) é que os que alcançaram tais objetivos são normalmente aqueles que falharam muitas vezes antes.

Aonde quer que você esteja hoje, escute-me! Ficar sentado aí, lambendo suas feridas, somente deixará um gosto amargo em sua boca. Suspiros, lágrimas e pensamentos de desistência são compreensíveis para o momento, mas indesculpáveis para o futuro. Levante-se e siga adiante! E se você estiver procurando uma garantia absoluta contra fracassos, eu lamento, não vai encontrá-la.

09 dezembro 2008

Negro do meu lado não!

Negro do meu lado não!

A seguinte cena aconteceu em um vôo da British Airways entre Johannesburgo (África do Sul) e Londres.
Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe econômica
e viu que estava ao lado de um passageiro negro.
Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.
"Qual o problema, senhora"?, perguntou a comissária.
"Não está vendo? - respondeu a senhora - "vocês me colocaram ao lado de um negro.
Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra cadeira".
"Por favor, acalme-se - disse a aeromoça - "infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível".
A comissária se afasta e volta alguns minutos depois.
"Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe econômica.
Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar nem mesmo na classe econômica. Temos apenas um lugar na primeira classe".
E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:
"Veja, é incomum que a nossa companhia permita à um passageiro da classe econômica se assentar na primeira classe.
Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que
seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável".
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:
"Portanto, senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão,
pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe..."
E todos os passageiros próximos, que, estupefatos, assistiam à cena,
começaram a aplaudir, alguns de pé.

O que me preocupa não é o grito dos maus.
É o silêncio dos bons." Martin Luther King

08 dezembro 2008

O que é um casamento?

É aqui, na tentativa de encontrar uma resposta a essa pergunta, que vamos encontrar o começo da complexidade deste tema.
Vejamos.
Do ponto de vista legal ( jurídico) o casamento é um "contrato civil" entre duas pessoas. Ou seja, é na verdade uma forma de "sociedade 'limitada' " entre dois sócios e onde cada um deles é proprietário de 50% das ações. Nem mais nem menos.
Para exemplificar o que digo, juridicamente cada cônjuge responde igualmente pelos compromissos civís assumidos por qualquer um deles. Inclusive, em certos atos se fazem necessárias as assinaturas de ambos junto a um escrivão, etc.
Do ponto de vista psicológico, essa proporcionalidade se mostra também na educação dos filhos. Neste caso, tanto o pai quanto a mãe têm a mesma responsabilidade, não importanto aqui a qualidade, ou os resultados da educação dada à criança.
Aí surge, naturalmente, uma questão: a da saúde mental, ou do equilíbrio psíquico da cada um dos responsáveis.
À primeira vista talvez haja uma tendência a se pensar que - de fato- pesos e medidas devam ser diferentes ao se responsabilizar um pai ou uma mãe que vivam uma relação onde um deles esteja comprometido por distúrbios psicológicos.
Ou seja, não seria justo se atribuir a mesma responsabilidade para ambos se um deles "não pode assumir os seus 50%".
Mas, se aguçarmos um pouco mais o nosso olhar, veremos que, mesmo assim, essas responsabilidades são iguais. Mas, como assim? A não ser em situações concretas, onde se considera, até legalmente, que o outro está incapacitado para assumir responsabilidade e gerir sua própria vida ( fato esse também -muitas vezes bastante questionável) - estamos falando, em todas essas situações citadas acima, de DIFERENÇAS.

O que digo agora é o óbvio: todos os casais são constituídos de pessoas diferentes.
Não há , neste planeta, uma pessoa igual à outra. Essa diferença inquestionável, e que é o grande nó das ciências humanas, pode ocorrer em graus infinitamente variados a ponto de nos iludirmos e pensar até que existam, de fato, "iguais", ou "complentares" ( a "outra metade da laranja" ).
Para constatarmos o que eu acabo de escrever, bastam alguns segundos de conversa entre duas pessoas para que se detecte, imediatamente, que elas não são iguais em nada.
Alguns aspectos , traços pessoais, físicos ou psicológicos, podem nos sugerir alguma semelhança entre elas. Entretanto, quando vamos mais fundo na busca do que cada um daqueles aspectos significa , vemos logo que a única semelhança se encontra no nome que dão ao que interiormente sentem. Os dois - ao verem por exemplo uma obra de arte - na realidade estão se ligando em aspectos diferentes do que estão vendo e, assim, avaliando de modo bastante distinto o objeto que ambos denominaram de "lindo". O lindo para um não é o mesmo lindo para o outro.
Essa diferença é muito sutil mas representa apenas o "limite" dessa questão. Assim, é impossível a igualdade, raríssima a semelhança, e praticamente total , constante e natural a diferença entre dois seres humanos.

O FATO "DIFERENÇA" NO CASAMENTO...

O que vou falar agora se aplica a qualquer relacionamento humano mas, como o nosso tema aqui é casamento, focalizarei mais essa relação e os fenômenos que costumam acontecer nela.
Esse fato, "diferença", poderia ser considerado como um dos fatores principais para o surgimento dos "desencontros", das "desarmonias" e de uma gama enorme de outros problemas que os casais enfrentam na vida conjugal. A diferença, à qual me refiro aqui, é o que determina a forma de percepção da realidade de cada pessoa.
Em outras palavras, essa diferente maneira de cada pessoa ver a sua realidade, faz com que não exista somente uma verdade, única , insofismável. Cada um de nós tem a sua própria verdade, a sua maneira única de perceber o mundo ao seu redor.
Essa constatação deveria ser suficiente para sabermos que não somos donos da verdade mas esquecemos isso, passamos a acreditar que a única verdade é a nossa e que as dos demais são "opiniões equivocadas", ou inverdades. Dizendo de outra forma,"eu sei o que é certo e você não sabe". Ou , "eu estou certo(a) e você está errado(a).
Esse posicionamento extremo é comumente observado em muitos casais que apresentam dificuldades conjugais.
É relativamente fácil a gente entender o porque disso. Essa rigidez de percepção não permite que a pessoa entenda que a sua realidade é VERDADEIRA para sí e que a realidade do outro é igualmente VERDADEIRA para o outro, sendo isso um fenômeno profundamente compreensível pelo que já expus acima.
Tenho presenciado, em inúmeros casais, cada cônjuge considerar que a diferença entre seus modos de perceber a realidade é uma maneira do outro se colocar CONTRA ele e não como um sinal da inevitável DIFERENÇA entre eles..
Seria então a diferença entre as pessoas a causa principal das dificuldades conjugais?
Na realidade não é bem a diferença que causa o problema no casamento mas provavelmente
a pouca, ou ausente, aceitação e compreensão do significado e da existência inevitável dela.
Muitas pessoas confundem ACEITAÇÃO da diferença com CONFORMISMO ou ACOMODAÇÃO.
É importante que se desfaça logo esse equívoco.
Aceitar a diferença não é se conformar ou se acomodar a ela mas sim uma compreensão profunda de um dado da realidade que se impõe a todos nós: cada pessoa é única.
Esse dado que é tão óbvio, e sobre o qual já me referi linha atrás, nem sempre se mostra tão óbvio nos relacionamentos humanos.
Muitas razões existem para isso acontecer mas focalizarei somente dois agora.Um deles é o medo que a pessoa tem de "perder sua identidade";
Um outro é o medo de perder o "domínio sobre o outro".
Assim, aceitar a diferença de opiniões nem sempre é tarefa fácil pois, ao aceitar que o outro está com a razão, temos que admitir que estamos equivocados, errados.... e isso pode nos custar uma revisão de nossos valores e de referenciais significativos para o nosso equilíbrio psicológico. Aceitar a verdade do outro é admitir o nosso equívoco diante da nossa realidade. Mas estes temas são muito complexos e discutí-los aqui aumentaria muito o tamanho desta pequena apresentação. Num futuro documento me deterei mais neles.

Mas, será que as diferenças entre as pessoas são sempre sentidas como negativas pelo outro? Atrapalham a convivência? Sempre ? Não. Elas, em certos momentos, promovem até uma aproximação. É o que geralmente acontece quando se inicia uma nova relação .Quando os relacionamentos começam, quase sempre essas diferenças , costumam ser o que "encanta" os parceiros. A novidade, a paixão, a curiosidade, o desconhecido, a surpresa, tudo isso provoca uma emoção e uma vibração que colore o relacionamento com cores agradáveis .Aos poucos, isso vai mudando, quase sempre a partir do reconhecimento e constatação das diferenças que provocam desencontros de idéias em temas do dia-a-dia, considerados fundamentais dentro da perspectiva de cada um dos cônjuges.
Isso, dito do modo como disse acima, pode parecer simples demais. Mas quero lembrar que esse fato é apenas um "detonador" de uma bomba que foi construída há muito tempo atrás, dentro de cada um deles e que está diretamente ligada às sua histórias pessoais.

A HISTÓRI A DE CADA UM E O CASAMENTO

Quando um homem se aproxima de uma mulher ( ou vice-versa) e os dois resolvem viver uma vida de casados, ao se unirem trazem para o casamento duas histórias de vida completamente diferentes ( mesmo que pareçam semelhantes ).
Essas histórias são construídas através de um número infinito de experiências entre as quais aquelas que , claramente, são responsáveis por modos de percepção nossos, que constroem grande parte do nosso SELF e que abrangem dimensões tais como: 1) Nosso modo de ver o mundo e a realidade ao nosso redor, expectativas em relação ao sentido da vida....; 2) Nosso modo de crer como as pessoas nos vêem, o que esperam de nós, que idéias fazem a nosso respeito... ; 3) Nossos sentimentos pelas pessoas, nossa forma de ver o ser humano como amigo, inimigo, confiável, não confiável...; 4) O que esperamos de nós mesmo, nossa opinião em relação a nós mesmos como pessoa, nossa auto-imagem...
Essas quatro dimensões da construção do nosso EU são, a meu ver, fundamentais para se entender como a história de cada parceiro interfere na construção do relacionamento conjugal.

É claro que esse EU é construído por muito mais do que esses quatro aspectos apresentados por mim nas linhas acima.
Fatores tais como: a familiar onde aquela pessoa foi educada, o grupo social ao qual ela pertenceu durante sua infância e adolescência..., as características do momento político de seu país, de sua cidadade..., sua constituição biológica , sua formação religiosa , e muitos outros, constituem a matéria prima para aquela referida construção.
As experiências familiares , sem sombra de dúvida, são elementos importantíssimos na determinação de certos posicionamentos e percepções que os cônjuges deixam transparecer e pelos quais lutam dentro do casamento.
Quase sempre os cônjuges reproduzem na relação deles o que aprenderam sobre a vida conjugal, os papéis de mãe e pai, filhos, irmãos....Muitas vezes os casais repetem - na íntegra - as falas e idéias que seus pais, tios, avós lhes ensinaram. Essas figuras parentais são verdadeiros modelos que acabam sendo copiados - mesmo quando os próprios cônjuges os repudiam; Mas,... no final.... acabam repetindo.
Como se aquela fosse a VERDADE que se esconde nos níveis mais profundo do psiquismo deles.

Quem eu sou?
Como cheguei a pensar do modo que penso?
Em quais coisas EU realmente acredito?
O que quero construir para mim, agora e para o futuro?
O que sinto por meu parceiro?
O que é, para mim, uma família?
Como devo ser como mãe, pai ?
Como quero educar os meus filhos?
...Essas poucas, e simples, perguntas já podem nos mostrar um fato importante: cada cônjuge geralmente tem respostas bem diferentes para essas mesmas indagações.

Essa diferença está , basicamente, no seu modo de ser, no seu modo de perceber o mundo, as pessoas e a si mesmo. Em outras palavras, em seu SELF( si mesmo).

É no contexto dessa diferença entre os SELVES do casal que surgem os desencontros cojugais. E é , paradoxalmente, nessa mesma diferença onde poderemos encontrar a maior riqueza desse relacionamento. Mas, para que esse "desencontro" se transforme em "riqueza" seria interessante que , antes de mais nada, cada um dos parceiros compreendesse , da melhor maneira possível, como o seu SELF funciona e como ele dinamiza o seu comportamento dentro da vida conjugal.

A RELAÇÃO CONJUGAL COMO UM PRODUTO.

" O casamento é a relação.
"Tudo indica que o que atrapalha o casamento e "algo que existe ENTRE" cada um dos cônjuges. As dificuldades que existem nos casamentos quase sempre não estão NO MARIDO nem NA ESPÔSA. O problema mais comum está no resultado do encontro desses dois selves. A relação é que está "errada".E é sobre ela - a relação - que o terapeuta de casais procura focalizar seu trabalho.
Costumo dizer aos casais que atendo: "O meu cliente está sentado entre vocês dois.
" Esse cliente é uma "abstração" e se chama A RELAÇÃO.
Por que tal afirmação? Cada um deles , individualmente, pode ser uma pessoa adorável, gostável, sociável, equilibrada, amiga, inteligente, afetuosa, etc.,.... mas quando se liga ao outro- e vive esse papel de cônjuge- surge essa nova dimensão "a relação".

Esse PRODUTO ( o relacionamento cojugal ) desses dois seres formidáveis, encantadores, etc...., pode descaracterizar o que eles individualmente são e dar origem ao aparecimento de um contato humano cheio de cáos, de imcompreensão, de bloqueio da inteligência, de desafeto.....

Principalmente quando um casal é formado por duas pessoas tão bonitas, interessantes, inteligentes, afetuosas.... as pessoas têm dificuldade para entender "por que não deu certo". Dizem: "Mas eles têm tudo a ver um com o outro. Formam um par tão bonito!..."

Mais uma vez eu lembro que esse relacionamento é UM PRODUTO e não uma soma ou subtração. Esse produto , tal como ocorre em algumas reações químicas, que no meu tempo de estudante a gente dava o nome de "combinações", produz uma substância nova, diferente do que ocorre nas " misturas " químicas.
E mais, há substâncias que se combinam e outras que apenas se misturam... No casamento pode ocorrer coisas desse tipo. Num casamento não pode haver somente "mistura" pois, se isso ocorrer, não houve realmente casamento mas somente um " lamentável equívoco".

Quando isso acontece - a mistura - é compreensível que alguns "casais" procurem realizar a anulação do seu contrato matrimonial. Na verdade não houve casamento entre eles.

O CASAMENTO E COMBINAÇÃO QUÍMICA...

Na realidade todo casamento , para ser assim considerado , precisaria ser semelhante a uma combinação química. Mas sabemos que há combinações e combinações. Algumas dão como resultado substâncias agradáveis, suaves, balsâmicas. Outras, por sua vez, substâncias ácidas, explosivas, desagradáveis no sabor, no cheiro.. É... acontece assim..

Tudo indica que as combinações do primeiro grupo citado geram casamentos tranqüilos, duradouros... e os do segundo grupo aqueles onde há grandes chances de terminar em separação, ou , na pior das hipóteses, gerar casamentos desarmoniosos, com muito sofrimento para ambos os cônjuges.

Não entrarei, propositalmente, na apresentação dos casamentos onde uma série de sinais de patologia estão presentes. Por exemplo os casais onde a combinação se dá para a manutenção de uma doença que se instala na própria relação. Ou seja, as características da relação alimentam necessidades particulares dos cônjuges ao mesmo tempo que eles constroem aquela relação "indesejada".

Prefiro me ater àquelas relações mais comuns ( das quais temos vários exemplos na família, entre amigos e em nós mesmos enquanto espôso ou espôsa ) e enfocar agora algumas características de uma relação que nos faz sofrer por estar FALIDA ou FALINDO.

Nesse estágio de falência do relacioamento há muito sofrimento nos dois parceiros. É um momento em que eles se dão conta de que "o sonho acabou", ou "não consigo..." , "onde falhei..."...
Sentimentos desse tipo são comuns e a dor que os acompanha é muito forte.
Quando não há essa dor, nos dois, na verdade não houve casamento, ou apenas uma ilusão de que ele tenha existido. .

O término de um casamento é uma enorme frustração pois é a verdadeira descoberta da intrasponibilidade da barreira que separa um do outro: a diferença incontornável.
É um olhar para trás e ver uma confusão de imagens que trazem recordações produndamente belas e de outras que se desejaria arrancá-las até o mais fundo de suas raízes para que sumissem no esquecimento, para sempre.

É gosto de mel e vinagre, é calmaria e vendaval....

É experimentar , ao mesmo tempo , o desejo de SOBREVIVER e , para conseguir isso, a presença profunda de um sentimento: BASTA!!!

QUANDO NÃO DÁ MAIS PARA OUVIR, NEM FALAR...

Quando a relação está falida, ou falindo, é comum a gente perceber, entre outras coisas, o seguinte:

1- A impossibilidade de ouvir o outro.
Eles até falam um para o outro mas o discurso chega aos ouvidos de cada um deles com enormes distorções. É como se ouvissem mas não pudessem apreender o conteúdo da mensagem que foi enviada. Essa atitude é , via de regra, bi-lateral;

2) Esgrima é o esporte mais praticado.
Embora a maioria nunca tenha praticado a arte da esgrima, os parceiros se armam ( os dedos são os floretes ) e vivem esgrimando ( apontando os dedos um para o outro ) uniformizados com suas capas ( suas falas ) que bailam entre golpes que partem de ambos os lados.

3) As acusações são respondidas ( "defendidas" ) com acusações.
Nesses casos, o vocabulário é sempre antigo: a queixa é sempre de fatos passados que não foram resolvidos, que estão engavetados, com poeira, mas que para cada um deles parece a última notícia do dia ( um furo de reportagem ).

4) Os olhares... Ah!... Os olhares. ....
Num rápido piscar de olhos, se transformam de serenos para faiscantes. Às vezes parece que , se pudessem, fulminariam o outro com o olhar. São verdadeiros raios em dias de tempestade.

5) E a fala na terceira pessoa? ELE/ELA.
Nas sessões de terapia de casais, essa maneira de falar surge como se o outro não estivesse ali, presente.É uma fala indireta que talvez nos diga como está difícil falar diretamente como o outro e quanto precisam de um interlocutor, um mediador, para que a comunicação possa acontecer.

6) Paralelamente a um comportamento pouco amistoso durante a sessão de terapia de casal, , muitos cônjuges conseguem manter uma aparência exatamente oposta no seu ambiente social a ponto de poucas pessoas perceberem que as coisas não andam bem com eles.

7) Os ressentimentos surgem no discurso de dois modos:

a) sutilmente :
"Você poderia ter agido de outra maneira e me feito sofrer menos...";
b) aberta e agressivamente :
"Você nunca me considerou uma pessoa. Eu me sentia sempre como se fosse uma 'coisa'.
Agora tenho coragem para lhe dizer que o eu mais desejo é que você sinta e passe por tudo que eu passei.
De preferência, que se sinta pior do que eu senti.

8) Dificuldade para assumir sua parcela de responsabilidade na relação.Ainda que cada um admita - racionalmente - ter sua parcela de responsabilidade na deterioração do relacionamento, é comum surgir um discurso onde O OUTRO É QUE É O ÚNICO CULPADO.

9) Os filhos, embora sejam tema no início dos atendimentos, quase sempre ficam como "fundo" , como "cenário" da problemática apresentada pelo casal. Os focos sempre ficam virados, na maior parte do tempo, para o marido e a mulher e o desencontro deles.

A SEPARAÇÃO É SEMPRE NECESSÁRIA?

Em alguns casos ela é fundamental pois há relacionamentos que não apresentam a mínima chance de se manterem saudavelmente.

Farei abaixo um a breve descrição dos dois tipos de casais: os que comumente se separam e os que dificilmente se separam.

CASAIS QUE COMUMENTE SE SEPARAM

Tenho observado qua as separações ocorrem principalmente quando o casal, ou um dos cônjuges, se apresenta profundamente incapacitado para ouvir, e portanto , dialogar.
Nesses casos, pelo menos um deles adota uma atitude altamente defendida . Essa pessoa, em atitude de defesa, geralmente é muito rígida, considera-se absolutamente certa em suas opiniões e verdades, considerando assim o outro como o único, ou o mais, errado.

CASAIS QUE DIFICILMENTE SE SEPARAM

Os casais que, geralmente, não se separam são aqueles que, mesmo passando por momentos muito difíceis no relacionamento, ainda cultivam um certo grau de admiração e respeito entre eles. Geralmente são pessoas dispostas a assumir suas responsabilidades no seu processo de desencontro , desejam rever as bases da relação e comprender, de fato, o que está acontecendo com o casal.
É comum haver, pelo menos em um deles , um apreço grande pela Família sendo que, por ela, se mostram capazes de lutar bravamente pelo do bem-estar das pessoas que a compõem.
Finalmente, pelo menos uma das pessoas desse casal se mostra bastante flexível e capaz de aceitar as diferenças que existem entre ela e o seu parceiro.

E OS FILHOS?
QUAIS AS CONSEQÜÊNCIAS DA SEPARAÇÃO PARA A VIDA DELES?
Tudo dependerá do modo como os pais viveram antes da separação ,como se separaram ( o clima da separação ) e como mantiveram o contato com os filhos depois disso tudo.
É fácil se perceber que idealmente, tanto os filhos como os pais, prefeririam poder viver todos juntos. A família ainda é uma instituição desejável.
Quando há uma separação a frustração é geral ( para pais e filhos ) pois ela impede que uma série de sentimentos e vivências de relacionamento ocorram já que o contexto "lar" está definitivamente desfeito.
"Lar" é, para todos os seres vivos gregários, o núcleo, a segurança, o lugar onde o afeto acontece mais plenamente. Não ter mais o "lar" é ficar num espaço sem forma e sem cor, sem textura, sem peso, sem tamanho definido...
Não ter mais um "lar" é muito ruim e não é a toa que os filhos ( e os pais também) choram quando há uma separação: é uma perda irreparável.Entretanto, não podemos deixar de pensar que essa perda é apenas uma parte do todo: da parte boa, gostosa, construtiva...
Não podemos nos esquecer que quando falamos aqui na separação, ou nos casais que comumente se separam, as pessoas que compõem essa família raramente experimentam esse lado tão gostoso, sadio. Ao contrário, vivenciam momentos de muito sofrimento, de muita dor, de muita insegurança, de enormes frustrações... Nesses casos, será que poderíamos afirmar que existe alí, realmente, um "lar".
Penso que, tanto para os pais como para os filhos, quando o "lar" já não existe, ou existe somente como um "lugar geográfico" , um "dormitório", um "refeitório" ou uma "agência bancária" ( mesada, pagamento de contas... ) e , além disso, o afeto já está rarefeito e os contatos entre pais e filhos são somente tangenciais, de fato, o LAR deixou de existir.
Retornando, acho que os filhos preferem ter seus pais morando com eles. Mas é evidente também que eles valorizam um lar equilbrado onde a estabilidade emocional , o afeto e o respeito sejam elementos muito presentes. Brigas e discussões não fazem de um lar um ambiente por si só negativo quando representam sinais das diferenças entre os pais. Mas elas só são sentidas desta forma quando junto aos desencontros ficam evidentes o respeito pelo outro e a busca de um entendimento que leve a uma melhoria para a família como um todo.
As brigas do casal em "fase terminal" são quase sempre "sem sentido" para quem as presencia. São baixas, desrespeitosas, agressivas e , geralmente, não visam nenhuma melhoria para o grupo familiar. Essas brigas são profundamente prejudiciais para os filhos e geralmente são fontes geradoras de problemas, atuais e futuros, para eles.
Nesses casos, a possibilidade dos pais constituirem novas famílias, mais equilibradas, pode ser uma chance dos filhos reaverem, ou até viverem pela primeira vez, uma experiência de paz familiar, de estabilidade emocional e afetiva de que tanto necessitam para poderem desenvolver mais equilibradamente suas experiências de vida.
TENTANDO UMA CONCLUSÃO:
Através desta simples exposição sobre um tema tão vasto e complexo, onde tentei me deter em alguns pontos que considero fundamentais para se realizar um trabalho de ajuda psicológica com casais, podemos concluir que os casais podem se beneficiar de uma ajuda desse tipo desde que sejam observados alguns aspectos que são:
1- Quando buscar ajuda;
2- O que esperar desse tipo de atendimento.
Quando buscar ajuda ?
O ideal é que não se deixe acumular muitos "desencontros" por muito tempo. Os ressentimentos acumulados funcionam como um corrosivo nas relações , impedem a comunicação e provocam sentimentos que vão construindo um afastamento progressivo em relação ao outro e gerando frustração e diminuição da consideração e do afeto.
O que esperar desse tipo de ajuda?
A dificuldade maior geralmente se encontra na aceitação da diferença entre as pessoas. A não aceitação dessa diferença provoca uma dificuldade para entender a reação do outro e isso é identificado como uma ação de retaliação, de agressão ao outro cônjuge.Através desse tipo de ajuda podemos esperar que o casal possa ver mais claramente esse fato ( a diferença ) e , além disso, entender as conseqüências dela na qualidade da relação que está sendo criada.
E O AMOR, ONDE FICA NISSO TUDO?
Talvez para quem leu este artigo todo, ficou faltando uma porção de coisas. Entre elas essa palavrinha pequena , que parece estar acompanhando a gente durante toda a vida e principalmente quando o assunto é casamento. O Amor.
Propositalmente não falo nele de forma direta pois isso já é muito citado, em prosa e verso, em qualquer livro ou documento que se preocupe em refletir sobre a relação entre os seres humanos. Mas, se perceberam bem, o sentimento amor está permeando todo esse artigo, das mais diferentes formas. O amor, para mim, não deveria ficar restrito às cenas românticas ou sexuais, às quais nos acostumaram a associar através dos filmes e das obras literárias. Deveria, sim, estar presente na proposta de entendimento entre as pessoas, na vontade de encontrar modos de construir relacionamentos mais verdadeiros, mais sinceros.
Por isso, mesmo quando um casal opta por se separar, depois de um esforço conjunto para chegar a uma compreeensão do que está dificultando o relacionamento deles, o amor poderá continuar plenamente presente pois, se eles conseguirem aceitar um ao outro e a si mesmos, de forma sincera e profunda, estarão dando uma prova plena de respeito, de consideração e, portanto, de amor.
Não é o amor que consolida um casamento. Não é o que faz com que as pessoas casadas permaneçam juntas. Ele é o resultado do encontro bem sucedido, delas.
Tão pouco entendido, tão pouco verdadeiramente vivido, o amor, misturado com outros sentimentos , às vezes parece ficar limitado às manifestações de dedicação, de doação, de desprendimento, de anulação de si , de abdicação de si pelo outro.
Não concordo com isso.
No amor, no qual acredito, o amado não pode anular o amante.
As pessoas que, em nome do amor que sentem pelo outro, se anulam, verdadeiramente não amam nem o outro nem a si mesmas. Esse amor é tudo menos amor.
No casamento, o verdadeiro sentimento de amor, se apresenta como uma proposta de compreender, aceitar, mudar, construir, reconstruir a relação e, portanto a vida do casal. .
Mas, tudo isso, feito a dois, se não a relação morre e, com ela, o amor, ou vice-versa.




06 dezembro 2008

Construindo um lar

Acontece a toda hora. Um rapaz conhece uma moça. Começam a namorar. Apaixonam-se. Ficam noivos. Planejam o casamento. Casam-se.

Sem dúvida, algumas pessoas gastam tanto ou mais tempo planejando a festa de seu casamento do que com o planejamento do seu matrimônio e do seu lar. A festa de casamento é uma comemoração de um dia, quando se ligam duas pessoas na relação mais íntima conhecida na humanidade. O matrimônio, contudo, foi instituído por Deus para durar toda a vida. Em nossa sociedade, as festas das bodas são tão romantizadas que as meninas crescem sonhando e planejando o dia quando serão a bela Cinderela com um longo vestido de cauda flutuante. Literalmente falando, centenas de horas e muito dinheiro são gastos em algumas festas de casamento, enquanto alguns matrimônios não duram o tempo suficiente para se pagarem as despesas feitas com elas.

O lar bem sucedido é aquele que é construído de acordo com as especificações divinas. Ele merece muito mais esforço e sacrifício do que uma festa de casamento. A estabilidade do lar repousa sobre o entendimento de que o matrimônio é idéia de Deus, não do homem, e Deus insiste em que a relação que ele ordenou é boa! Casais que estejam determinados a ter matrimônios felizes, completos, precisam reconhecer o significado de construir sua vida em comum de acordo com o plano que Deus revelou.

Amor: o adesivo divino
O apóstolo Paulo descreveu o manto de Cristo que deveria envolver as vidas de todos os santos (Colossenses 3:12-15). "Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição." O amor é a qualidade que traz consigo todos os outros atributos num único propósito.

No matrimônio, o amor é a cola que liga um homem e uma mulher como se fossem um só, e faz com que eles se adiram um ao outro quando outras forças estiverem atuando para separá-los. O amor que mantém intacto um matrimônio não é limitado ao sentimento meloso e exagerado que aflora através das veias de um rapaz adolescente e faz com que suas bochechas brilhem e seus joelhos tremam quando aquela moça especial lhe fazer uma pergunta na aula de álgebra. Nem o amor é o erotismo intenso que está sendo inculcado às massas como se fosse amor. O amor que mantém um matrimônio é um amor aprendido com Deus, que mergulha suas raízes profundamente no coração e muda tanto sentimentos como comportamento.

Quando o Espírito Santo nos ensinou sobre este tipo de amor, ele não passou muito tempo explicando como se sente este amor. Em vez disso, ele delineou meticulosamente para nós o comportamento do amor (1 Coríntios 13:4-8): "O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba." Esposos e esposas precisam chegar a entender que Deus não falou meramente como nos deveríamos sentir um para com o outro; o Senhor nos conduziu em nosso comportamento um para com o outro.

Paciência e tolerância: livrando-se do egoísmo
Crianças mal acostumadas tornam-se adultos egoístas, e pessoas egoístas são maus parceiros em qualquer tipo de relacionamento. Não há meio de se compartilhar uma casa, uma família, ou uma vida juntos sem disposição a dar. O Senhor fala diretamente deste ponto (Efésios 5:22 e segs.) quando ele instrui as esposas a que "sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor," e imediatamente instrui os maridos: "amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja, e a si mesmo se entregou por ela."

Sua mulher tem algumas verrugas e algumas manchas? Você também tem. Você se cansa de agüentar as imperfeições dela? Ela se cansa das suas. Ele tem algumas maneiras que são imensamente incômodas? Você também. Você descobriu que ele não é perfeito? Ele descobriu a mesma coisa em você. Você quer que sua esposa passe por cima de ninharias e preste atenção no que realmente importa? Você tem que ser o modelo para esse comportamento. Dar -- e dar mais e mais -- é um elemento essencial para a construção de um lar.

Visão e amizade:
compartilhar metas e andar juntos
O profeta perguntou há muito tempo, "Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?" (Amós 3:3). Construir um lar bem sucedido carece unidade de propósito. Uma pessoa, cujo primeiro compromisso é servir o Senhor, freqüentemente se achará em desacordo com outra pessoa cujo primeiro desejo é ganhar dinheiro, ou divertir-se, ou trabalhar. Abençoado, na verdade, é o homem ou mulher que pode olhar para seu lar e afirmar confiantemente, "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor". O compartilhamento de um propósito comum na vida dá uma âncora que segurará o lar durante as tormentas.

Sonhos e visões precisam ser partilhados vezes e mais vezes. Amigos são aqueles que cuidam, que partilham, que ansiosamente dão em benefício uns dos outros. Uma das chaves da construção de um lar feliz é alimentar sua amizade com seu esposo. Façam os sacrifícios necessários, mas dediquem tempo um ao outro. Faça as pequenas coisas, ofereça gentilezas, e converse com a pessoa com quem você está passando a vida. Quanto mais intimamente se conhecerem um ao outro, mais plenamente se entenderão e mais forte se tornará o laço que fazem dos dois um só.

Os cristãos farão bem em dar bastante tempo e atenção a construir o tipo de lar que querem; a casa pode vir depois. O lar precisará um suprimento abundante dos materiais básicos, tais como amor, paciência, tolerância, visão e amizade. Edificar um lar bem sucedido, feliz, é uma das maiores oportunidades que hoje há para que os cristãos mostrem ao mundo a sabedoria de Deus. Um homem e uma mulher, servindo ao Senhor, comprometidos um com o outro, educando crianças com valores fortes, amando mais um ao outro no fim da vida do que nunca, bem, esse é o verdadeiro tipo de lar com que milhões de pessoas apenas sonham.

05 dezembro 2008


Meditação Bíblica

A Bíblia é o livro mais importante que alguém pode ler. Um relacionamento significativo com o Senhor depende de ouvirmos e entendermos o que Ele está compartilhando conosco.
1. Deus nos fala por intermédio de Sua Palavra (II Timóteo 3:16)
2. Ao ler a Bíblia, obtemos melhor conhecimento de Deus (João 5:39)
3. Nossa fé aumenta pela leitura da Bíblia (Romanos 10:17)
O objetivo da leitura bíblica é permitir que Deus fale ao seu coração e que você desfrute da comunhão com Ele. Este objetivo não será alcançado se você ler muito depressa ou sem concentração.
O que é devocional diária?
Devocional é aquele período do dia que separamos para um encontro com Deus. È um período no qual desfrutamos da Sua comunhão, louvando-O, cultuando-O, orando e lendo a Bíblia.
Os objetivos da devocional diária são:
- desfrutar da comunhão com Deus;
- agradar a Deus;
- descobrir princípios pelos quais devemos viver e dirigir nossas vidas;
- desenvolver perspectivas de vida de acordo com o ponto de vista de Deus.
Perguntas aplicáveis a leitura bíblica, para que suas verdades possam ser colocadas em prática:
- O que o texto me ensina a respeito de Deus e de Jesus Cristo?
- Há algum pecado que devo evitar ou confessar?
- Há alguma promessa que devo reivindicar?
- Há algum mandamento a ser obedecido?
- Há algum exemplo a ser seguido?
- Há neste texto alguma coisa pelo qual devo orar hoje?
- Há algo que foge a minha compreensão e deve ser estudado mais tarde?
- Como posso aplicar a minha vida o que aprendi neste texto?
Sugestões práticas para orientar sua devocional diária:

1- Separe um tempo permanente e diário para passar com Deus. (Sl 5:3)
2- Separar a mesma hora diariamente, de acordo com a sua possibilidade. O melhor horário é quando você ainda está descansado e sua mente está clara.
3- Se perceber que naquele momento não tem tempo suficiente, é sinal que está mais ocupado do que Deus gostaria que estivesse. Reorganize suas atividades para ter um encontro diário com Deus.
4- Encontre um lugar a sós com Deus, livre de distrações. (Mc 1:35)
5- Peça a Deus que sonde seu coração. (Sl 139:23,24)
6- Confesse todo pecado que lhe for revelado pelo Espírito Santo. (Sl 32:1-5)

04 dezembro 2008


Uma evangélica no carnaval
Juliane Almeida, dançarina do grupo É O Tchan!, é escolhida rainha de bateria da Viradouro. No passado, ela foi excluída de igreja quando abraçou a carreira, que já a levou a posar nua e disputar concursos de beleza.A nova rainha de bateria da Escola de Samba Viradouro, Juliane Almeida, 24 anos – eleita sábado como substituta da atriz Juliana Paes –, teve que optar entre a fé e a vida artística. E optou pela segunda. Aos 16 anos, ela foi excluída da Igreja Batista de Porto Novo, em São Gonçalo (RJ), onde mora. Àquela altura, Juliane resolveu ser dançarina de lambaeróbica, fato que desagradou aos membros e à liderança da congregação. Ela lembra que na época ficou triste, mas recebeu o apoio da família. “Queria dançar mais que tudo. Mas minha família resolveu se retirar da igreja comigo”, conta.Depois disso, a carreira da artista decolou. Desde 2005, ela atua como uma das dançarinas do grupo É O Tchan!, cujas coreografias exigem trajes sumaríssimos e rebolados sensuais. Além disso, venceu diversos concursos de beleza e integrou o time de bailarinas do Programa de Faustão, da Rede Globo. Em 2003, foi eleita Garota Viradouro e quase foi rainha, mas foi preterida por Juliana Paes, então em franca ascensão no showbiz nacional. Juliane já foi madrinha de bateria da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti, atualmente no Grupo de Acesso do carnaval carioca.
Atualmente, Juliane Almeida comparece a cultos na Igreja Batista de Itaipu, na Região Oceânica da cidade vizinha de Niterói, onde nasceu. Mesmo dizendo-se evangélica, ela já colocou silicone nos seios e posou nua para uma revista masculina, assim que entrou no É O Tchan!. Mas a beldade não tem boas lembranças da época. “Na época, fiz obrigada a fazer aquilo porque estava no contrato. Não ficou vulgar, mas não sei se faria de novo. Tudo é uma conseqüência do momento”, filosofa. Mas ela antecipa que não vai desfilar com seios de fora. “Isso está fora de cogitação”. Segundo fontes da Viradouro, o enredo a ser defendido pela escola no carnaval 2009 será Vira Bahia, pura energia, cuja letra cita diversos orixás do candomblé. Mas a moça não se abala: “A letra do samba tem vários pontos que não cruzam com minha religião. Meu Deus é outro”. Na semana que vem, Juliane assinará contrato com a Rede Record para atuar na novela Vendetta, de Lauro César Muniz. Na trama, a morena viverá a mulher de um traficante que banca uma escola de samba.
Namorado da artista, o advogado Marcelo Croner, 29 anos, também é evangélico. Eles estão juntos há mais de um ano e meio. Ele diz que apóia a decisão de Juliane de ser rainha de bateria, mas antecipa que não vai estar a seu lado nos ensaios, e muito menos no desfile da Marquês de Sapucaí – uma aparente contradição com o comportamento de Juliane “Não interfiro nas decisões dela, mas somos evangélicos e, quando se assume compromisso com Deus, não se foge. É questão de postura. Decidi não participar de nada relacionado ao carnaval”, sentencia. Mas Marcelo garante que ora pelo sucesso da namorada.

Fonte:
Gospel Mais

Minha Opinião...

Vivemos hoje em dia num mundo em que as pessoas se esquecem do seu testemunho e acham que podem servir a Deus, da forma que quiserem. A pouco tempo atrás tivemos uma artista famosa que fez um filme pornográfico, com a permissão de seu pastor. Ao aceitar a Jesus, ele nos dá um novo caminho, uma nova forma de vida e ao nos batizarmos, estamos mostrando ao mundo que somos uma nova criatura ou seja estamos fazendo um ato púplico e dizendo: "Eu estou nascendo de novo...".Como podemos servir a Deus, fazendo as mesmas coisas que as pessoas deste mundo fazem?Como podemos mostrar ao mundo que somos novas criaturas, repetindo os mesmo atos de quando não tinhamos conhecidos a Deus?
A palavra nos diz que nós pecamos ao permitir que as outras pessoas pensem coisas erradas sobre nós. Ou seja, se eu aparento alguma coisa errada em minha vida, mesmo que eu não esteja fazendo nada de errado e alguém pensa algo errado sobre mim, ela peca e Eu Peco também. Isso se chama Testemunho. No dia do julgamento final, no dia em que estivermos perante ao Senhor, ele irá nos mostrar a nossa vida e cobrar os pontos que tivermos falhado.Não conheço essa moça acima, mas como pode alguém que se diz ter uma nova forma de vida, alguém que se diz ter nascido de novo, alguém que afirma ter morrido para o mundo, se carnalizar desta forma e dizer que é evangélico?
Uma vez ouvi de um Pastor, em um de nossos seminários a seguinte frase: "Graças a Deus, que o amor de nosso Deus, é um amor paciente! Porque se este amor não fosse paciente, ele já teria desistido de nós..." Devemos abrir os nossos olhos, o fim do tempo está próximo, é chegado o tempo em que o Senhor Jesus Cristo virá para buscar a sua igreja.Devemos viver em santidade, devemos ser santo como o nosso Deus. O que almejamos nesta vida, não são as posses, nem os cargos e muito menos o dinheiro. O que mais desejamos ou o que devemos desejar, é ser Santo como nosso Deus, para um dia habitar nas mansões celestiais.
Um abraço

09 novembro 2008

A ÁGUIA...... E AS GALINHAS

A ÁGUIA...... E AS GALINHAS

Certa vez, um camponês andando pela floresta, encontra caído ao chão um ninho de águia, com um filhote bastante machucado, que havia caído junto com o ninho do galho mais alto, de uma das árvores mais alta do local.
Com pena da ave, levou-a para sua casa e tratou-a dia a dia. Aos poucos foi se recuperando, e o nosso camponês, sem ter onde deixá-la, acabou colocou-a no galinheiro, junto com as suas galinhas.
E, assim, a aguiazinha foi crescendo e aprendeu a se comportar exatamente como as galinhas.
Os anos se passaram. Certo dia, o camponês recebeu a visita de um naturalista que, ao ver a águia no galinheiro, afirmou:
"Este pássaro não é uma galinha, é uma águia, a rainha das aves, aquela que voa mais alto e que mais perto chega do céu e do sol. A maior de todas as aves".
O camponês confirmou o que ouviu, mas retrucou:
"Não. Ela já foi uma águia. Ela foi águia quando nasceu, mas hoje é uma galinha. Veja, ela se comporta exatamente igual às galinhas".
O naturalista não se conformou e pediu ao camponês para deixá-lo libertar a águia. O camponês não tinha nada a opor, mas advertiu:
"Não adianta. Você verá que ela não é mais uma águia, pois eu não sei há quanto tempo ela já está aqui e durante todos esses anos ela sempre se comportou como uma galinha".
O naturalista pegou a águia e disse:
"Você sempre foi, é e sempre será uma águia. Você nasceu para voar muito alto, para ser a maior de todas as aves, a mais poderosa.
Você não é uma simples galinha. Vamos, voe em direção ao céu e ao sol, pois é o seu destino".
A águia olhou para baixo, viu as galinhas e pulou para o chão, ficando entre elas. O camponês comentou :
"Não lhe disse? Ela perdeu o espírito de águia e agora é uma simples galinha".
O naturalista não se conformou e retrucou :
"Não. A natureza dela não é essa. Amanhã vamos levá-la para o alto da montanha mais alta, lá ela verá o sol e voará como uma águia que é".
E assim fizeram. No dia seguinte levaram a águia até o alto da montanha mais alta e o naturalista repetiu :
"Vamos! Você é uma águia, uma das mais belas criações de Deus. Você foi feita para vencer, não pode continuar agindo como uma simples galinha. Voe. Observe o céu e o sol, eles são os seus objetivos, e não a terra, o chão de um galinheiro".
A princípio a águia, de forma muito medrosa, procurou as galinhas, , mas como não as encontrou por perto, passou nervosamente a bater as suas enormes asas, com quase 3 metros de envergadura; aos poucos foi criando coragem e depois de algumas tentativas frustradas e de muito medo conseguiu alçar pequenos vôos. Mais um pouco e ela se sentiu com a coragem necessária para voar em direção ao sol e ao céu; e lá foi ela, galhardamente, realizar o seu projeto de vida, para o qual havia sido criada.
Nós, seres humanos, também viemos ao mundo para realizar todos os nossos projetos e sonhos...
Ao longo da vida, entretanto, alguns perdem essa coragem e desistem de buscar a sua própria realização, desfigurando-se completamente.
Acomodam-se e se deixam levar pelos obstáculos e dificuldades que a vida apresenta. Não conseguem reter o espírito de luta que faz de alguns os grandes vencedores, mas que nasceu com todos nós.
A águia é uma ave de rapina e nisto ela é exatamente o oposto do que temos de ser ao longo da nossa vida e da nossa profissão, porque não nascemos para viver de "expedientes de rapina", mas sim da nossa maravilhosa capacidade de construir sempre um mundo melhor para todos, sejam eles nossos familiares, clientes ou empresas, pois ao produzir, seja o que for, estamos melhorando a vida de todas as pessoas.
Mas, assim como a águia, viemos ao mundo para realizar grandes e bonitos "vôos ao longo da vida", transformar os nossos sonhos em realidade e.. . vencer.
Às vezes, a vida nos apresenta situações em que é difícil ser águia e sairmos "voando" em direção ao céu dos nosso sonhos e ao sol das nossas realizações, mas temos de ACREDITAR SEMPRE que isto é uma situação passageira e que logo voltaremos a ter o espírito de vitória com que nascemos, lutando para buscar sempre a plena realização de todos os nossos sonhos.
Assim como a águia, viemos ao mundo com a missão de superar todos os obstáculos que se apresentarem, pois temos de, todos os dias, começar sempre tudo de novo -- não adiantará absolutamente nada o sucesso ou o fracasso...de ontem -- e não importa o que já aconteceu, tenha sito ótimo ou péssimo, pois o que importa mesmo é ... o que você fará acontecer hoje !!!
Semelhante à águia, busque ser a realização da obra maior de Deus e lute sempre, pois é isso que diferencia os que vencem... dos que se lamentam..

Autodesconhecido